O post de hoje tende a ajudar que está iniciando na profissão de mecânico, técnico de ar condicionado automotivo.
Vou até deixar os comentários abertos porque sei que haverá questionamentos, mas quem está falando aqui, é quem esteve no campo de batalha, trabalhei por 12 anos, prestando serviços a oficinas, pegando os mais diversos problemas e fazendo diversos tipos de reparos, e falo com propriedade, pois faça uma conta, se em minha experiência com ar condicionado eu conserta-se um carro por dia, já daria uma média de 3.000 carros nos meus anos de atividade, agora imagine você consertar 6, 7, 8 carros por dia… incalculável, por isso que digo, falo com propriedade de quem vivenciou diversos tipos de problemas em um sistema de ar condicionado veicular.
Mas chega de blá blá blá… a minha dica aqui é para que você que esteja iniciando na profissão, não siga o conselho de seu professor, de que só é possível trabalhar com ar condicionado possuindo uma recicladora de gás, pois foi isso que aprendi em alguns cursos.
Isso é de tremenda importância, o iniciante saber que não é preciso ter uma recicladora para trabalhar, pois muitos desistem por não ter capital para comprar uma, muitos atrasam seus projetos juntando dinheiro… e simplesmente porque o professor falou que é preciso ter essa ferramenta, pois saibam pessoal, até sem balança e sem bomba de vácuo da para trabalhar, óbvio, você precisa de experiência, e saber ler bem o manifold, tem que saber também fazer os testes necessários, fica a dica “a pressão do sistema sob com a temperatura“, ou seja: a mesma carga de gás aplicada num dia frio, pode se tornar um problema em um dia de calor, pois a pressão irá aumentar.
E como saber qual a pressão ideal do sistema ?
Antes de mais nada, isso aqui serve para carros e máquinas agrícolas, caminhões… Veja bem, antes de mais nada, quero deixar claro que o correto é se utilizar balança, colocar a medida exata de fluído refrigerante (gás) do sistema em questão, mas se você não tem, faça testes, procure simular uma temperatura alta como se fosse em um dia de calor, e principalmente, procure saber ler e entender o manifold, ali está todo o segredo do sistema, agora vou lhe dar um exemplo de como pode dar errado todo o trabalho se você seguir o correto e aprendido nos diversos cursos de ar condicionado existentes, basta você comprar algum Gás Chinês, colocar a medida exata de fluído, com certeza você terá problemas de alta pressão, e como resolverá colocando menos gás do que é pedido pelo sistema.
Com esses gases trabalhe sempre com 100gr a menos, e teste e veja como está, como você pode ver, mesmo você tendo todo o equipamento que é falado que é fundamental ter, você terá que retirar gás, você terá que simular testes… e por aí vai, o mais importante é: saber ler e interpretar o sistema, preste atenção nisso, esse é o principal.
Bomba de Vácuo: Você aprenderá que se deve fazer um vácuo de no mínimo 40 minutos, meia hora… agora e se eu te falar que não precisa fazer vácuo? Nossa você é louco! Não vai gelar! Vai quebrar…
Gelar vai pessoal, quebrar também no futuro irá, pois a umidade no sistema afina o óleo, mas então você está errado? Como falou que não precisa fazer vácuo? Falei que não precisa fazer vácuo pois o sistema só ficará sem umidade quando for limpo com o fluído 141B, ou seja terá que fazer a limpeza em todo o sistema, e terá também que substituir o filtro secador e o óleo do sistema, aí sim você fará vácuo e o sistema estará sem umidade, se não for assim, você estará perdendo tempo e dinheiro, pois pode fazer o teste com um vacometro, verá que todo o tempo perdido de nada adiantou.
Agora uma pergunta: O seu cliente está disposto a pagar uma limpeza no sistema e trocar o filtro secador quando fizer por exemplo a troca de um o’ring e uma carga de gás? Será que ele está disposto a desembolsar a quantia que vale? Saiba que muitos filtros secadores podem ultrapassar os 1000 reais, saiba também que existe a mão de obra para troca, muitas das vezes tem que desmontar a frente do carro, e o valor da limpeza também que não é barata, será que seus clientes irão fazer tudo o que é preciso?
A resposta é não! Principalmente nos dias de hoje com peças Chinesas de má qualidade, e a internet para que eles possam barganhar centavo a centavo, lógico, muitos clientes irão pagar pelo certo, e a maior parte, acredito que 70% vai pensar que você está roubando ele, e fará o trabalho com seu concorrente, então esse toque não é só pra você que está começando, mas para você que já trabalha também, nem sempre trabalharmos da forma correta, é o correto, por isso é o que digo, saiba avaliar o manifold, mas saiba também avaliar o seu cliente, não deixe de ganhar dinheiro por um detalhe.
Trabalhar com ar condicionado é complexo, temos que ter tudo limpo, sem umidade, peças de boa qualidade, mas não adianta, se o mercado está prostituído como está, a realidade é uma só, trabalhamos para ganhar dinheiro, e se daqui a 3, 4 anos o compressor quebrar por exemplo… que seja trocado e boa, afinal quantos compressores novos são trocados com menos de 10.000 KM?
Ou seja, a qualidade está ruim em tudo, e porque só nós temos que sofrer com isso? Não deixem de ganhar dinheiro porque o cliente não quer pagar o certo, faça o trabalho, e deixe a responsabilidade por sua própria conta.
Sendo assim você que está iniciando precisa apenas de um manifold (jogo de manômetros e mangueiras), um cilindro de nitrogênio (para testar vazamento) e uma botija de gás para trabalhar!
E claro, muito empenho e dedicação, fiquem com Deus!