A pior decepção que existe é quando está aquele baita calor e vamos ligar o Ar Condicionado de nosso carro e…. não funciona ! E se estiver chovendo ? Pior ainda, você passa calor e ainda fica com os vidros embaçados o que acaba fazendo você enxergar com dificuldade.
O Funcionamento do ar condicionado depende de diversos itens para funcionar, e um deles é ter gás, se o sistema não tem gás (fluído refrigerante) ele automaticamente não funciona, o próprio sistema faz com que o compressor do ar condicionado não seja ligado, pois o sistema reconhece que não existe pressão, ou seja, não existe gás (fluído refrigerante) no sistema, ou seja, se não possuir gás o ar condicionado do seu carro não funcionará.
Bom, então é só a fazer a carga de gás que o ar condicionado voltará a gelar?
A grosso modo falando sim, mas preste atenção, ates de fazer a recarga do ar condicionado do seu carro, primeiramente terá que testar e saber o porque que o sistema está vazio, provavelmente o gás vazou, e terá que consertar esse vazamento para ai sim fazer a recarga.
Os vazamento podem ocorrer de diversas formas e em todo o circuito de ar condicionado de um carro, veja um exemplo dos itens que podem estar ocasionando o vazamento do gás (fluído refrigerante):
- mangueira vazando
- condensador furado
- evaporador furado
- anéis o’rings das mangueiras
- vedações do compressor
- filtros secadores e acumuladores
- sensores e pressostatos
Essas peças citadas acima fazem parte do sistema de ar condicionado e geralmente os problemas ocorrem diretamente nelas, é comum serem as causadoras dos vazamentos, e muito raro que seja em outra peça do circuito do ar condicionado, pois acima estão praticamente todas do sistema.
Quanto tempo dura uma carga de gás?
Na realidade dura anos, caso não tenha vazamento um sistema de ar condicionado gela por anos, mas o recomendado é fazer uma limpeza no sistema e a substituição do fluído refrigerante, filtro secador ou acumulador (dependendo do sistema), no máximo a cada 3 anos, ou 90.000 KM, dessa forma o sistema estará sempre com a melhor eficiência, pois estará lubrificado e livre de impurezas decorrente do desgaste das peças do sistema.
Meu carro gela pouco, a muito tempo o ar condicionado foi ficando fraco
É comum em alguns tipos de carros esse diagnóstico, geralmente acontece com pessoas que usam pouco o carro, e ou ligam raramente o ar condicionado, aqui vai uma dica: ligue o ar condicionado de seu carro por no mínimo 5 minutos por semana.
Por que devo ligar o ar condicionado do carro toda semana?
Você deve ligar o ar condicionado toda semana para que o sistema se lubrifique, sendo assim todas as borrachas de vedação do sistema, os chamados o’rings se manterão lubrificados, e uma vez que estão lubrificados evita o ressecamento das borrachas, pois o fluido refrigerante (Gás de ar condicionado) está no sistema sob pressão, e se tiver borrachas ressecadas ele com certeza irá vazar, por isso se deve ligar o ar condicionado para que o óleo existente no sistema faça a lubrificação de todo o sistema.
Então se eu usar o ar condicionado do carro ele não quebra?
Basicamente sim, quanto mais se usa melhor é, pois mantém o sistema em funcionamento e lubrificado, mas isso é apenas uma ajuda, as peças e componente de ar condicionado de um carro também quebram por fadiga, a dica acima foi só para a perda de gás, mantenha o funcionamento que verás que o rendimento e durabilidade da carga de gás será maior.
Posso eu mesmo fazer a carga de Gás no meu carro?
Encontrei gás para vender com refil de dose única, posso colocar no meu carro? Como se faz?
Pessoal Atenção: Para se recarregar um sistema de ar condicionado é preciso antes de mais nada saber se tem vazamento ou não, pois caso tenha perderá todo o gás (fluído refrigerante) colocado em seu carro, mas espere, é muito mais sério que isso, como pode ver acima, para se recarregar o ar condicionado é preciso experiência, é preciso de maquinário para medição do sistema, balança para pesar o gás, pois cada sistema utiliza um peso, e só assim estará fazendo o procedimento correto, não adianta utilizar esses fluídos refrigerantes de doze única vendidos por aí, como a imagem abaixo, tome cuidado.
Por que devo tomar cuidado ao recarregar o ar condicionado de meu carro?
Esse cuidado não se deve só a sistemas de ar condicionado veicular, pode ser tomado em todos os sistemas, pois todo sistema de ar condicionado possui um dimensionamento, ou seja, cada um tem a quantidade exata para ser colocada, essa quantidade é colocada por peso, e muda de carro para carro, ou seja, com esses fluídos vendidos por aí como na imagem acima, ou você estará colocando gás a mais no sistema, ou a menos.
Colocando gás a mais no sistema de ar condicionado: é altamente perigoso, podendo danificar o sistema por excesso de pressão, pois quanto mais gás no sistema, mais pressão, principalmente em sistemas antigos que não possuem sensores de segurança.
Colocando gás a menos no sistema de ar condicionado: esse quadro já não tem tanto problema, o máximo que pode acontecer é você perder o fluído porque não resolveu o vazamento, ou o sistema não gelar o suficiente, pois estará trabalhando com falta de gás.
Outro fator que é importante que você saiba, é que para se comprar o fluído refrigerante (Gás) é preciso uma licença, é preciso também ter feito um curso de boas práticas com ar condicionado chamado pró clima , para ter o número de licença da Cetesb e do Ibama para poder comprar, ou seja, a venda para pessoas que não possuem essa licença é irregular.
Mas lembre-se! Pague um pouco a mais e procure um profissional perto de você, para que se faça todo o procedimento de uma recarga de ar condicionado, só assim você terá um sistema confiável te dando todo o conforto que o ar condicionado proporciona.